Comunitários participam da i conferência estadual sobre transparência e controle social

conferencia_uces

A Etapa Estadual da Paraíba da I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª CONSOCIAL) aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de março, na cidade de João Pessoa, com a participação de cerca de 350 representantes da sociedade civil, de conselhos de políticas públicas e do poder público de todo o estado, eleitos nas etapas municipais. 

Na Conferência Estadual, os participantes escolheram 20 propostas prioritárias e elegeram 38 delegados que irão à Brasília na Etapa Nacional nos dias 18, 19 e 20 de maio, para apresentar e defender tais propostas. Dos delegados eleitos, 07 representam a sociedade civil campinense e 02 deles, Fernando Jordão e Romualdo Figueiredo, representarão a UCES em Brasília.

De todas as propostas sugeridas nas etapas municipais, os representantes paraibanos apontaram como principal prioridade a criação de um banco de dados para acesso às informações das fases de projeto, licitação, execução, conclusão e acompanhamento da garantia de contratos público-privados.

Na opinião de João Batista, presidente da UCES e também conferencista, “A priorização desta proposta indica o grau de conscientização dos representantes paraibanos, em sua grande maioria membros da sociedade civil organizada, pois, se aprovada em Brasília, dará condições aos cidadãos comuns de interagirem com esse banco de dados e exigirá maior transparência dos órgãos públicos”.

Na conferência nacional serão aprovadas 80 diretrizes para construção do Plano Nacional de Transparência e Controle Social para os órgãos da administração pública que será entregue a presidente Dilma Rousseff e que poderão ser transformadas em políticas públicas, projetos de lei ou também passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *