COMUNITÁRIOS CAMPINENSES PARTICIPARAM DO 10º ENCONTRO NACIONAL DA ANID NA CAPITAL PARAIBANA

Participantes do evento após a conclusão das discussões.

Aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de agosto de 2017, no Centro de Convenções de João Pessoa, o 10º Encontro Nacional da ANID (Associação Nacional para a Inclusão Digital). Provedores e empresas de tecnologia de todo o Brasil se reuniram no evento, possibilitando uma rica troca de experiências e apresentando as novidades do setor. Os participantes debateram questões relacionadas à “cidades inteligentes”, um tema geral que permeia diversos aspectos da tecnologia aplicada ao cotidiano. “Por uma infraestrutura de rede eficaz, ambiente regulatório adequado, incentivo à inovação, crédito para provedores regionais de acesso e investimento massivo em educação como base para uma economia da Internet diversa e inclusiva”.

Dirigentes da UNID e da UCES durante realização do evento

Dirigentes da UCES durante realização do evento

Com a Internet ampliam-se as possibilidades de atividade econômica, educação à distância e até geração de conteúdo. Mas, como alcançar essas vantagens sem conhecimento das ferramentas? O presidente da Anid, Percival Henriques, saliente: “Nesse sentido a educação é o fator que vai gerar a inclusão satisfatória dos indivíduos ao universo digital. Fazer um esforço grande para disponibilizar Internet em uma comunidade é importante, mas potencializar melhorias nas condições de vida está relacionado à orientação dada às pessoas sobre o uso da tecnologia que elas têm em mãos”.

Esses foram alguns pontos em pauta no 10º Encontro Nacional da ANID com palestrantes nacionais envolvidos profundamente com esses temas. Durante o Encontro também aconteceu a Feira de Exposições evidenciando as tecnologias e soluções preferidas do mercado, últimos produtos lançados e tendências comerciais.

Palestras durante todo o evento abordaram temas essenciais aos provedores e empresas do ramo. Diversos stands ofereceram ao público uma imersão nos empreendimentos de tecnologia. Paralelo a mesmo evento, a ANID realizou no dia 10, o II Seminário “Desafios e Soluções para a Inclusão Digital de Comunidades Urbanas, Rurais e Povos Tradicionais”, promovendo um amplo debate sobre internet e cidades inteligentes promovendo a democracia e inclusão. Participaram durante toda a programação, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e culturais de base, lideranças indígenas, quilombolas, estudantes, ativistas e interessados. durante a programação completa abaixo.

Participantes do evento após a conclusão das discussões.

Participantes do evento após a conclusão das discussões.

Durante todo o evento foram  feitas reflexões em torno dos problemas da exclusão digital de populações tradicionais, urbanas e rurais, assim como o aprofundamento de reflexões sobre internet e cidades inteligentes, que provocou uma intensa articulação e culminou com a criação de uma agenda de atuação entre os participantes.

Na avaliação dos participantes foi bastante positivo participar do evento: “´Parabenizo a organização do 10º Encontro e espero que o que foi debatido aqui seja colocado em prática o mais rápido possível para que as entidades que representamos possam ser contempladas com os projetos da ANID”, relatou Crivanilda Araújo, presidente da SAB do Bodocongó, de Campina Grande-PB.

Fonte: Ascom – UCES

 

 

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *