Congresso da CONAM reúne lideranças comunitárias de todo o país

Boas vindas  a todos os congressistas presentes

O 13º Congresso da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores, realizado em Recife-PE, no período de 14 a 16 de setembro teve como tema: “Resistência e luta em defesa da democracia e dos direitos”.

    No congresso, os delegados representantes das associações de moradores de diversas cidades debateram e deliberaram sobre a realidade da conjuntura atual da política brasileira, sobre o movimento popular e comunitário, além de suas perspectivas, desafios e plataforma de lutas. 

   Eles, também, discutiram temas como o fortalecimento e a organização da CONAM, a alteração estatutária, além da escolha da nova diretoria da confederação e conselho fiscal nacional das entidades associadas para os próximos três anos. A delegação da Paraíba foi coordenada pelo presidente da Fepamoc – Federação Paraibana do Movimento Comunitário Upiraktan Santos e pelo presidente da UCES, Fernando Jordão. Segundo Upiraktan, “o congresso é um momento de integração, da troca de experiências e da confraternização do movimento comunitário nacional. A expectativa é de que o congresso aprofunde o debate sobre a realidade política, os desafios no fortalecimento e organização do movimento e na aprovação de uma plataforma de lutas que norteará o trabalho da entidade e suas filiadas para o triênio seguinte”.

Representação paraibana no congressoRepresentantes paraibanos no congresso

    O Congresso marcou a reunião de mais de 20 mil associações de moradores nas bases comunitárias, que elegeu os delegados e debateu profundamente o documento apresentado pela Direção da Entidade.

A conferência também definiu as plataformas de lutas e aprovou as propostas de melhores condições de vida e empregabilidade a serem levadas para o Congresso Nacional, como a campanha por “13 Milhões de Empregos Dignos”.

    A campanha será composta por manifestos, pela constituição de comitês, coletas de assinaturas para a defesa da construção de um novo modelo de desenvolvimento, alicerçada em medidas que garantam as reformas essenciais. Ao mesmo tempo, esta proposta específica, dialoga com a formação de frentes amplas de articulação dos bairros dos mais diversos setores, articuladas pelas associações de moradores e núcleos de moradia.

    O 13º Congresso da entidade elegeu o comunitário gaúcho Getúlio Vargas Júnior como novo presidente da Conam, numa diretoria composta por diretores de 23 Estados presentes no evento. Para os participantes, um dos momentos mais emocionantes foi a despedida da dirigente Bartiria da Costa, que esteve à frente da Confederação Nacional das Associações de Moradores por nove anos. Quatro representantes da Paraíba também foram eleitos para fazer parte da diretoria da   Conam:

Os quatro representantes paraibanos eleitos no congresso para integrar a direção nacional, Antonio Upiraktan, Fernando Jordão, João Batista e João Deon.

Antonio Upiraktan Santos (João Pessoa), como 1º Tesoureiro e Fernando Jordão da Silva (Campina Grande), como presidente do Conselho Fiscal, e na Direção Nacional foram eleitos, João Batista Pereira da Silva (Campina Grande) e João Deon da Silva (João Pessoa).

Fonte: Ascom – UCES

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *