Contas Inativas FGTS – Quem tem direito ao FGTS? Extrato FGTS: Como consultar seu saldo

fgts-duvidas-300x200

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um importante programa federal que, como o próprio nome sugere garante o direito do trabalhador que realiza suas atividades com carteira assinada e que no caso de uma demissão sem justa causa não fica desamparado financeiramente, pois poderá contar com este importante recurso.

2. fgts 1

O FGTS é uma das maiores conquistas que oferece segurança e proteção ao trabalhador que faz parte do programa. Neste ano, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço completa 50 anos de existência, ou seja, há mais de meio século ele auxilia milhares de pessoas que sofreram a perda de seus trabalhos sem justa causa.Basicamente, o FGTS funciona da seguinte forma: todo início de mês o empregador obrigatoriamente deve depositar o valor correspondente a 8% do salário pago ao seu funcionário em uma conta da Caixa Econômica Federal, que semelhante a uma poupança rende juros à medida que o valor ali permanece.

E o trabalhador pode acompanhar os rendimentos de modo que tenha conhecimento do montante, assim como se certificar de que o empregador está cumprindo com a sua parte, ou seja, realizando os depósitos mensalmente. Veja a seguir como você pode consultar o saldo e o extrato do seu FGTS.

 

Senhas e Cartão Cidadão

Existem vários canais disponíveis (presenciais e virtuais) em que você pode consultar a sua conta do FGTS, mas para isso é importante que você já tenha a sua senha e/ou Cartão Cidadão, como também a senha de acesso aos serviços online da Caixa. Veja a seguir como providenciar cada um deles.

Para obter o seu cartão cidadão é importante que se dirija pessoalmente a uma agência da Caixa para fazer a solicitação e preencher um formulário (que é chamado de Termo de Responsabilidade).  Aproveite para se informar com o atendente sobre a possibilidade de se criar e cadastrar uma senha para a utilização do cartão, o qual deverá chegar em aproximadamente 15 dias úteis.

Quanto à documentação exigida você deverá apresentar os seus documentos pessoais juntamente com a Carteira de Trabalho e comprovante de residência. Na ocasião poderá verificar com o atendente a possibilidade de se criar uma senha para acesso ao sistema na internet.

Calendário

Os saques, para quem tem menos de 70 anos, serão liberados a partir de 10 de março, mas haverá períodos específicos para que as retiradas sejam feitas, de acordo com a data de aniversário do trabalhador. O prazo para os saques termina em 31 de julho.

2. fgts_calendário

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://novaprevidencia.com.br

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *