FEPAMOC e UCES promovem o “1º Encontro Estadual do Movimento Comunitário”

uces_fepamon

uces_fepamonA Federação Paraibana do Movimento Comunitário – FEPAMOC e a União Campinense das Equipes Sociais – UCES estiveram promovendo o “1º Encontro Estadual do Movimento Comunitário da Paraíba”. O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de junho de 2009.

O evento, que teve como objetivo discutir o papel do movimento comunitário na atual conjuntura, reuniu as principais lideranças comunitárias do estado e contará com a presença da presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores – CONAM, Bartíria Lima da Costa, além de lideranças políticas do Estado.

“Nossa intenção foi que todas as entidades do movimento comunitário da Paraíba participassem, pois é de extrema importância que todas estivessem presentes, já que é um momento onde estivemos discutindo os desafios do nosso movimento, nossas conquistas e, principalmente, nossas dificuldades”, afirmou Fernando Jordão da Silva, presidente da Federação Paraibana do Movimento Comunitário – FEPAMOC.

A principal bandeira do movimento é a luta pela reforma urbana, com investimentos em moradia digna, saneamento básico e acessibilidade ao transporte público. “Mais que uma luta por habitação, trata-se de uma reforma mais ampla, que tenha a ver com a garantia da qualidade de vida para a população”, reforçou o secretário da FEPAMOC, Upiraktan Santos.

Para o presidente da UCES, João Batista Pereira da Silva, é muito importante o “1º Encontro Estadual do Movimento Comunitário” realizado em Campina Grande. “Para nós é muito bom que isso tenha acontecido, pois além de mostrar a força do movimento comunitário campinense no cenário estadual, valorizou e elevou o nome de nossa cidade”, disse ele.

Programação

No sábado (20/06), após a abertura, às 10 horas, a secretária de Desenvolvimento Humano do estado da Paraíba, Gilcélia Figueiredo, fez uma explanação sobre “A Relação entre o Poder Público e os Movimentos Sociais”.

Em seguida, às 11 horas, a professora da UEPB, Patrícia Cristina de Araújo, fez um debate sobre “Promoção e Igualdade Racial”. Às 14 horas, o dr. Manoel Bruno debaterá sobre “Seguro Habitacional”; seguido por Marcos Santos, diretor da FENAJUF, que apontará “Os Desafios e Perspectivas do Movimento Comunitário na Paraíba”.

Os debates do sábado foram encerrados com a participação de Cristiano Zenaide, Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, que discutiu sobre “Gestão e Organização das Entidades” e da presidenta da CONAM, Bartíria Costa, que fez palestra sobre “O Papel do Movimento Comunitário na Atual Conjuntura”.

No domingo (21/06), às 9 horas, aconteceu a participação de Emília Correia Lima, secretária de Habitação da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Antonio Pereira, vereador de Campina Grande, que debaterão com os comunitários, “O Movimento Comunitário e a Política de Habitação Atual”. Às 11h, Fernando Jordão, presidente da FEPAMOC, fechou o ciclo de debates fazendo um “Balanço das Atividades da FEPAMOC.

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *