” Vencer os desafios para enfrentar a crise”.

Arquivo/uces

    Cerca de 200 pessoas participaram do IV Congresso da Federação Paraibana do Movimento Comunitário – FEPAMOC, realizado nos dias 03 e 04 de fevereiro, na cidade de Belém-PB. O evento contou com a presença de autoridades, convidados, além dos delegados e delegadas de vários municípios paraibanos onde a FEPAMOC tem atuação.

No IV Congresso foram apresentadas palestras e painéis pertinentes à temática ” Vencer os desafios para enfrentar a crise” e também serviu para eleger a nova diretoria e conselho fiscal da entidade e definir o plano de lutas para o próximo mandato de 4 anos.

1.1 FEPAMOC realiza...

A prefeita de Belém, Renata Christinne Freitas de Souza Lima Barbosa se fez presente, falou sobre a importância da parceria com a FEPAMOC e agradeceu por sua cidade ter sido agraciada com a realização desse grande evento, como também com a construção de 100 unidades habitacionais através da FEPAMOC, que está proporcionando habitação digna para os belenenses.

Arquivo/Uces

Arquivo/Uces

     O presidente da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, José Gonçalves da Silva Filho, fez a exposição do tema: o papel do movimento comunitário na atual conjuntura política.

O professor da UFPB, Iedo Leite Fontes, promoveu um caloroso debate sobre a conjuntura estadual e nacional sob a perspectiva dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada na busca de soluções para a atual crise política e econômica. Tivemos também a participação da professora Helena Uema, que deu sua contribuição para o importante debate.

Arquivo/Uces

“Um congresso massivo, participativo e acima de tudo, uma grande unidade política para enfrentar a crise. Mais uma frente de luta para os comunitários e movimentos sociais na Paraíba”, frisou o presidente Upiraktan Santos.1.4 Planária (1)

 “Trata-se de um grande evento, onde delegados e delegadas representando o movimento comunitário unificado do litoral ao sertão paraibano e cumprindo o seu papel político social, debatem em amplo estilo a atual crise política e econômica”, ponderou ele.

Os congressistas aproveitaram para fazer uma visita ao Residencial José Matias, localizado no município de Belém-PB, composto de 100 unidades habitacionais, que está sendo construído pela FEPAMOC, através do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades, do Ministério das Cidades.1.5 Visita ao residencial

“A importância do projeto habitacional não se dá apenas pelo número de unidades que estão sendo construídas, mas pelo contexto social e econômico em que está inserido, a exemplo da geração de 60 empregos diretos e compra de materiais no comércio da própria cidade, além de contribuir para reverter a situação de déficit de habitação na Paraíba”, afirmou Fernando Jordão.

O projeto habitacional é executado numa ação conjunta da Caixa Econômica Federal, Governo do Estado (CEHAP), Prefeitura Municipal de Belém e a CONAM, que são parceiros da FEPAMOC e, junto ao Ministério das Cidades, contribuem para o bom andamento das obras, fiscalizando a aplicação dos recursos federais

“Queremos agradecer a presença de todos os participantes do IV Congresso da FEPAMOC. Esse apoio representa muito para nós comunitários paraibanos, pois mesmo diante de uma conjuntura desfavorável, conseguimos reunir um número significativo de pessoas comprometidas com a luta e com a democracia e realizar um grande debate. Portanto, em nome da diretoria eleita neste IV e vitorioso congresso, agradecemos a todas e todas que, direta ou indiretamente, contribuíram para que pudéssemos realizar um evento dessa magnitude”.

“Avante! Viva o movimento comunitário!”, proferiu Upiraktan Santos, que foi reconduzido à presidência da FEPAMOC.

Texto: Laércio Silva / João Batista (Uces)

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *